sexta-feira, 19 de março de 2021

Sustentabilidade em tempos de covid - Beatriz Lopes - 9ºC

 Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, foi proposta a análise crítica de um artigo, a partir do qual os alunos do 9ºC deram as suas opiniões sobre os problemas que vivemos atualmente e as críticas e sugestões que apresentam. A Beatriz Lopes diz-nos o seguinte:

"O ano de 2020 foi um dos piores anos para todo o mundo: lojas fecharam e as pessoas ficaram desempregadas. Um dos únicos pontos positivos foi a diminuição dos gases de estufa.

Houve várias mudanças ecológicas pois as pessoas ficaram em quarentena, impedidas de ir à rua. Houve uma queda abrupta na economia, uma vez que com o desemprego não recebiam dinheiro e portanto também não compravam.

No entanto o país tentou sustentar-se, os hospitais estavam cheios com os internamentos, as morgues estavam sobrelotadas com o número de mortos. Estamos à espera que a pandemia passe, o que vai demorar porque já vamos no primeiro quadrimestre de 2021 e ainda aqui andamos e andamos mal.

Já vai havendo solução para a covid-19, mas existem pessoas prioritárias como os profissionais de saúde e os idosos, enquanto isso temos de criar imunidade de grupo. Ainda não foi criada uma vacina para menores de 18, mas nós ainda somos jovens somos mais resistentes, mas, mesmo assim, há jovens nos cuidados intensivos.

As crianças e jovens estão a ter aulas online o que implica os encarregados de educação ficarem em casa e não receberem o ordenado.

Existe um pequeno subsídio que lhes é dado, mas não é o mesmo. Há casos em que os pais podem ir trabalhar e os filhos podem ficar sozinhos em casa, mas nem todos são assim.

Vamos esperar que isto melhore cumprindo escrupulosamente todas as regras."

Sem comentários:

Enviar um comentário