sexta-feira, 19 de março de 2021

Sustentabilidade em tempos de covid - Mónica Simão - 9ºC

 A Mónica Simão deixou o seu contributo sobre os prós e contras destes tempos de covid-19 que vivemos no que respeita à sustentabilidade (ambiental, social, económica, educacional e mesmo na saúde). Uma reflexão que mostra o espírito crítico dos nossos alunos e nos dá esperança no futuro. Aqui fica:

"Em 2019 era considerado inalcançável atingirem-se as metas do Acordo de Paris sobre o clima mas, em 2020, devido à pandemia houve uma drástica diminuição de emissões de gases com efeito estufa.

A pandemia veio prejudicar a economia a nível mundial, milhões de pessoas ficaram desempregadas, os cuidados de saúde foram postos à prova… Os governos passaram a investir no bem-estar coletivo, contribuindo na saúde, bem-estar e nos apoios à comunidade e não nos seus interesses individuais.

Esta pandemia veio-nos mostrar imensas coisas principalmente alertar-nos para as possíveis consequências, ainda mais drásticas, do aumento do efeito estufa. Estudos dizem que o número atual de mortes devido às doenças infeciosas equivaleria ao número de mortes causadas pelo aquecimento global. O Governo deveria ter uma reação tão rápida neste caso como teve com a pandemia. Neste momento vários governos estão a contribuir, mas não o suficiente. Apenas 1% dos 11 mil milhões de dólares no mundo é gasto na economia verde.

Esta pandemia veio mostrar que talvez possamos reconstruir a economia mais “verde” com novos e diferentes empregos. No entanto as empresas de combustíveis fósseis mais conhecidas continuam a receber subsídios altíssimos.

A pandemia também contribuiu para o realce da violência e da diferenciação das raças tendo prejudicado a raça negra. Os grupos minoritários foram multados pela polícia durante o confinamento. Também se pode verificar isso no movimento Black Lives Matter. As consequências das alterações climáticas também refletem estas desigualdades e, se verificarmos bem, a pandemia e as alterações climáticas têm consequências “semelhantes”.

Depois desta pandemia, temos de pensar muito bem em como a economia se irá restaurar, porque o mais importante é a saúde das pessoas e o bem-estar do planeta. Temos de passar de uma economia de acumulação para uma economia de distribuição. O dinheiro gasto com a COVID-19 foi três vezes mais o dinheiro gasto com a crise financeira de 2008 e o mesmo deve acontecer com a situação das alterações climáticas."


Sem comentários:

Enviar um comentário